Como funciona o repasse com a Caixa?

Uma pergunta que muitos compradores tem dúvida, ao comprar seu imóvel na planta.

Afinal como funciona o repasse com a caixa e para que serve?

Todo o imóvel do programa Casa Verde e Amarela (Antigo Minha Casa Minha Vida), faz parte de um credito associativo, um vínculo entre, construtora e o banco, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento do imóvel.

No momento em que o cliente decide comprar um imóvel, ele precisa fazer uma aprovação de crédito antes de assinar o contrato com a construtora. Essa análise de crédito é feita para saber o real potencial de financiamento que o cliente tem, ele pode ter uma aprovação de crédito do financiamento de até 80% do valor de avaliação do imóvel. Os 20% é pago de forma parcelada com a construtora usando, recursos próprios, usando FGTS ou parcelando em até 36 meses (dependendo do tempo de pagamento de cada imóvel). Vale lembrar que para quem quer comprar um imóvel, que a entrada caso não tenha o valor total, da para parcelar.

E uma dica muito importante, para os futuros compradores, não façam empréstimos bancários para obter a entrada, isso pode prejudicar sua aprovação de crédito.

Qual documentos necessários para a aprovação de crédito?

  • RG
  • CPF
  • COMPROVANTE DE ESTADO CÍVIL (NASCIMENTO, CASAMENTO, AVERBAÇÃO, ATESTADO DE OBTO)
  • COMPROVANTE DE RENDA (3 ULTIMOS HOLERITES OU EXTRATO BANCARIO PARA AUTÔNOMOS)
  • COMPROVANTE DE ENDEREÇO
  • EXTRATO DE FGTS
  • CARTEIRA DE TRABALHO

Após análise de crédito dessa documentação, o cliente aprovado já tem garantido a compra junto a construtora.

O passo seguinte é o REPASSE COM A CAIXA, momento no qual o comprador garante com o banco, seu financiamento bancário, valores do financiamento, 1º a última prestação morando, taxas de juros, e a garantia da escritura e o ITBI. Nesse etapa o saldo do financiamento já é estipulando, não havendo nenhuma mudança, nem acréscimo dos valores, correção do INCC e alteração da taxa de financiamento. O cliente já fica assegurado.

O comprador também faz um seguro de vida no momento da assinatura com o banco. Esse seguro garante, que em caso de falecimento do comprando, o financiamento é quitado 100%, (caso sejam 2 compradores e somente uma venha a falecer é 50% quitado), e o beneficiário herda o imóvel.

Em caso de invalidez, o banco dá um desconto. Caso a pessoa não consiga voltar para o mercado de trabalho, o banco pode quitar até 100% do valor do saldo de financiamento, equivalente a parte do comprador.

Em caso de perda de emprego, o banco isenta por até 6 meses as parcelas, e elas são jogadas para frente.

LEMBRANDO: Esses seguro só vale a partir do momento em que o comprador assinar o contrato do repasse com a Caixa.

Muito importante lembrar que, o financiamento já é garantido antes mesmo do imóvel ficar pronto.

Porque?

Para que o cliente tenha a garantia do seu financiamento de crédito.

Exemplificando:

João comprou um imóvel na planta, e após 90 dias, assinou o contrato de financiamento que foi congelado.

O que seria congelar o financiamento?

Isso garante que, o financiamento do João não sofra nenhuma alteração, nem da taxa de juros, nem valor que o banco do financiamento, ou seja, se o João tiver uma aumento salarial, será mantido a taxa de juros que foi feito no momento da assinatura, não havendo nenhum tipo de alteração de taxas.

Um outro detalhe muito importante, a Caixa Econômica Federal, garante a entrega do imóvel. Ela é responsável para que o imóvel seja entregue para o compradores dentro do prazo estipulado em contrato.

Quer saber como funciona o financiamento bancário?

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